Obstipação nos Gatos - O que fazer quando o nosso amigo não faz cocó.

Recentemente confrontei-me com um problema chamado obstipação. Não em mim felizmente (ou infelizmente uma vez que seria mais fácil de resolver), mas o meu Piluças. 

O Piluças é um gatinho persa com quase 12 anos, muito activo e feliz. Vive grande parte do tempo com os avós, de quem gosta muito e onde é muito bem tratado e cuidado.

Eu aqui já tinha feito cocó.
Sou Enfermeira (de humanos) e como tal, estou familiarizada com o tratamento e cuidados a pessoas que por várias razões, passam for episódios de obstipação. Mas tudo muda quando se trata do nosso melhor amigo de quatro patas, cujo caso confesso, não possuir, ou não possuía, os conhecimentos necessários para resolver a situação. Agora já não há cocó que me vença. 

Após três dias sem fazer um cocó, e ingerir a sua pasta de malte (ingestão forçada porque ele detesta) como recomendado, fui aconselhada a levá-lo ao veterinário obviamente. 


A obstipação não é uma doença, mas uma condição que pode ser causada por várias doenças e isso estava a causar-me bastante preocupação. A obstipação representa uma disfunção no processo normal de defecação. Devemos estar for isso atentos tanto nos bichinhos como nos humanos.

Diversos factores podem causar obstipação, mas os mais comuns são alimentares e ambientais, tanto nos animais como nos humanos. 








A Dieta do gatinho

A fibra que constitui a dieta é bastante importante para a defecação normal. Tal como nós humanos. No entanto não vamos dar ao bichinho cereais fitness fibra com ameixa seca e linhaça. 
Não...
a minha mãe nao me dá cebolas para o almoço
.
Os pêlos,  ingeridos pelo gato, podem formar massas quando misturados com as fezes, tornando a eliminação bastante dificil. O Piluças tem uma alimentação de bastante qualidade, come ração seca royal canin para gato persa e por vezes um sachê húmido da mesma marca. Tal como nós humanos, para manter um bichinho saudável, temos que investir na dieta e no exercicio fisico.  
A água de igual forma, é essencial para uma função gastrointestinal normal. Se um animal é privado de água, fica obstipado. Inclusive para me assegurar de que o Piluças bebia água, eu administrava alguma água atraves de seringa, e ele sem qualquer relutância bebia. Mas, não terá sido o suficiente. 


Os factores ambientais.

Alterações que possam afectar a rotina diária do bichinho, como a caixa de areia suja, internamento hospitalar, ou falta de exercício, podem resultar em obstipação. Não seria de todo o caso, o que me causava ainda mais preocupação. Existem outras causas de obstipação, e isso começou a surgir no meu pensamento como:
Sou um bibelô.
  • A Idade dele, 11 anos e meio
  • Fractura da bacia ou membros pélvicos, não seria de todo o caso.
  • Lesões à volta do recto, que eu não conseguisse observar, apesar que ele nunca se queixou de for ao torque abdominal, brincadeiras, etc, 
  • Doença da próstata, como saber?
  • Doença da medula espinal ou hérnia fiscal, alterações posturais não identifiquei. 
  • Tumores, como saber?
  • Debilitação, o que também não me parecia provável. 

Existem várias razões para os gatinhos obstiparem. Algumas causas são simples, enquanto outras podem colocar em risco a vida dele.


Como Tratar a Obstipação?

Para tratar o animal obstipado tal como nos humanos, a causa terá que ser determinada. 
No quarto do pai cheio de mimo.

O Veterinário irá realizar um exame clínico ao bichinho e perguntar-nos o historial médico, dieta e rotina diária, podendo ser necessária a realização de análises sanguíneas, radiografias ou outros exames de diagnóstico. tal como se de um humano se tratasse. 
No caso do Piluças for bastante simples, uma vez que era possível palpar as fezes duras no colon, sem outras queixas associadas. 

Foi prescrito LAEVOLAC xarope, 1 ml/kg de peso, ou seja 5 ml, 8h/8h por dois dias. Caso não surtisse efeito, teria que ser efectuado um enema de limpeza. Felizmente surtiu efeito e o Piluças fez uns bons cocós. 
Nunca administre medicação aos seus melhores amigos sem orientação de um profissional da área de veterinária. 

Que Cuidados devo ter em casa?

As rações ricas em fibra poder ser usadas para controlo da obstipação. A fibra aumenta a retenção de água no intestino, amolece as fezes, aumentando deste modo, os movimentos peristalticos, e consecutivamente alivia a obstipação.
Na casa da avó
  • Devemos seguir as recomedações do veterinario relativamente á dieta prescrita. Existem varias rações no mercado para o efeito e geralmente são apenas comercializadas nas clinicas veterinarias. 
  • Não dê ao seu gato ossos, biscoitos entre outras coisas que poderão causar empactameto fecal. 
  • Gatinhos de pêlo comprido, como o Piluças deverão ser escovados diariamente. Durante a sua higienização os gatinhos lambem e engolem muito pelo. 
  • Mantenha o seu amigo activo, brinque com ele e obrique-o a correr. 
  • Mantenha a caixinha de aria do gato sempre limpa. Eles não fazem as suas necessidades em caixas sujas. Nós tambem não gostamos de wc sujos. 
  • Devemos dar água fresca. Não mantenha a mesma agua por mais de um dia. 
  • Seja um pai/mae de gato com habitos de vida saudaveis. 
  • Mantenha a casa limpa. Poeiras e pêlos espalhado será prejudicial para os donos de igual forma que será para os animais. 
Banhos de sol na casa dos avós.

Siga sempre as recomedações do Veterinario, e não se esqueça de fazer cocó diariamente. 


Comentários

Mensagens populares