Turrinhas e Miaus logo cedo de manhã, quem nunca.

O Mr Piluças, assim chamado porque já é um senhor de respeito nos seus onze anos de vida, detém por rotina dar turras, ferradelas e um doce ronronar, mesmo quando estamos a despertar. Como é que ele sabe quando estamos a acordar do nosso sono reparador? É um mistério do reino dos felinos. No entanto obtive durante os meus largos diálogos com outros pais de gatos e boas e pertinentes informações provenientes de especialistas em comportamento felino, as respostas que procurava.❤️
Olha eu que Gato.
Acordo eu uns dez minutos antes de tocar o despertador e sinto um empurrão repentino na almofada..... .Pois é, o Mr Piluças não me deixa mais dormir. Acontece-lhe o mesmo? Se não lhe acontece o seu amigo não está a fazer o trabalho de casa que lhe compete.
Talvez ja se tenham perguntando porque o vosso gato faz isso, e se existe razão para preocupar-se com tal comportamento, e o que podem fazer para de alguma forma tentar mudar este hábito matinal. Isto se vos incomodar claro, porque para mim é terapêutico.

Ola, eu sou o Piluças e vou explicar-lhes tudo. 💚

Mr Piluças. Sou um senhor. 


Mas e então, porquê que eu acordo os meus pais de madrugada? 
Nós gatos somos animais crepusculares, ou seja, o nosso metabolismo felino está mais activo durante o nascer e o pôr do sol, sendo, portanto, normal que nós vos acordemos durante estes períodos. Somos a românticos não acham? PPPUUUURRRRRRRRR 😻
No entanto, se este comportamento está a tornar-se um problema, procurem um especialista, mais concretamente um veterinário vocacionado para comportamento animal, que irá ajudá-los a solucionar essa situação. 
Então e porquê que nós os gatos miamos de manhã quando vocês humanos querem dormir? 
Seremos nós cantores da Alvorada ou torturadores de sapiens que apenas querem dormir!?
Nós os gatos não somos nocturnos ou diurnos. Somos seres crepusculares, o que significa que estamos acordados e mais activos ao amanhecer e ao anoitecer. A minha mãe diz que somos seres místicos. 
Mas então e porquê que é assim? Em termos evolutivos, um dos nossos ancestrais, o gato-bravo africano poderá ser a resposta para esta questão biológica. Este gato lucrava com estes momentos do dia para a caça de pequenas presas, como ratos ou aves, um instinto que tem prevalecido entre nós os felinos. 
Tentei de facto contactar o Sr Darwin para tal esclarecimento, mas o senhor parece não usar redes sociais.
Os gatos permanecem mais activos a esta hora do dia, ao amanhecer e anoitecer, mas como é que eu sei que horas são? Com certeza não será através do smartphone da minha mãe. A resposta é simples: pela luz do sol. O sol é o sinal mais óbvio de que é hora de acordar. Se é dia o que vocês humanos fazem na cama se há tanto para descobrir!? Durante o Verão, pode acontecer que nós gatos nos levantemos mais cedo do que no inverno, já que amanhece mais cedo. Nós apreciamos o sol enquanto os pais vão trabalhar. Afinal, os pais tem que comprar comidinha.

Comentários

Mensagens populares