Recém-nascidos: alguns conselhos para cuidar do seu gatinho


Poucas criaturas são tão enternecedoras como os gatinhos muito pequenos, com a sua carita travessa e os bigodes espetados. São a mascote que mais tempo passa na mão do dono de tão pequenos que são.
Quando nascem, os gatinhos são surdos e têm as pálpebras fechadas, pelo que não conseguem ver nem ouvir nada, mas o paladar e olfacto estão perfeitamente desenvolvidos.
Os gatinhos tem muita vitalidade graças a glicose armazenada no fígado, no entanto se não receberem alimento nas 12 horas seguintes ao seu nascimento, podem sofrer de hipoglicemia e hipotermia. As mães nunca se separam das suas crias nas primeiras 24 a 48 horas posteriores ao parto. Neste período, as crias mamam 2 a 3 ml de leite a cada três horas.
A partir da segunda semana de vida abre as pálpebras e nessa altura já ingere 5 a 7 ml de leite. Nesta altura a mãe já se afasta da ninhada por períodos longos, no entanto depois de cada amamentação ela lambe a região perianal dos seus filhos para estimular a micção e a defecação, ingerindo a urina e as fezes com o objectivo de minimizar o odor da ninhada afastando potenciais predadores.
Quando têm 21 dias de idade, os gatinhos já são muito activos, brincam entre eles aprendem a urinar a defecar a alguma distância do ninho.
Com quatro semanas de vida já comem alimentos sólidos, como pequenos pedaços de carne, cómoda de bebe ou produtos enlatados para gatinhos.
Quando nascem, os gatinhos pesam entre 110 e 120 gramas. Em condições normais o peso duplica em uma semana e com 21 dias já pesa 300 a 350 gramas. O aumento de peso depende do tamanho da ninhada. Quando são dois irmãos, alcançam um peso de 350 gramas em doze dias, enquanto um gatinho de uma ninhada de sete crias demora 27 dias ate alcançar esse peso.

Coisas da mamã
Entre a sexta e sétima semana de vida, a gata vai dificultar a amamentação pois inicia o período de desmame. No entanto mamãs mais maternais, permitem que os gatinhos mamem durante meses, inclusive se a gata tiver tido outra gravidez, de forma que se possa observar um gatinho de 8 meses a mamar junto de gatinhos da recente ninhada.

Tamanho da ninhada
O tamanho da ninhada é determinado por diferentes factores, nomeadamente a raça, o número de ninhadas anteriores, as condições de alimentação durante a gravidez e o estado de saúde da gata. A média é de quatro gatinhos. A primeira ninhada é muito reduzida e o numero de crias vai aumentando ate á quarta ninhada, a partir da qual o número de crias desce ate à sétima para voltar a subir. Estatisticamente a nona ninhada é a maior.
Raramente acontecem partos muito numerosos, no entanto há casos de ninhadas de 14 gatinhos, mas nestes casos muitos acabam por morrer depois de nascer.
Os recém-nascidos devem permanecer sempre num ambiente quente e sem correntes de ar.

O leite e Alimentação Artificial
O leite de gata sofre variações ao longo do período de lactação. Nas primeiras nove semanas o período de lactose é constante, enquanto tem variações importantes no conteúdo de gordura e proteínas. Ao mesmo tempo que o conteúdo de proteínas aumenta, o de gorduras diminui ao longo das quatro primeiras semanas.
Se adoptarmos um gatinho órfão é importante dar-lhe leite de adequada qualidade.
Em algumas lojas pode-se encontrar leite em pó para felinos. O leite de vaca evaporado contém a quantidade adequada de lactose e gordura, mas é pobre em proteína. Uma formula útil e caseira é: 100 g de leite evaporado, 90 ml de água, 100 g de iogurte simples e 3 ou 4 gemas de ovo.
Os órfãos devem ser alimentados pelo menos quatro vezes por dia, mas os recém-nascidos muito pequenos ou débeis podem precisar de se alimentar cada duas a quatro horas e os maiores entre quatro a seis horas.
Para amamentar pelo biberão, o gatinho deverá estar em posição natural, como se amamentasse na mãe, invertendo o biberão e deixando a sair uma gota pela ponta. O gotejo deve ser lento.

Gatinhos órfãos
Para termos sucesso quando cuidamos de um gatinho órfão, temos de seguir algumas regras.
A micção e a defecação voluntarias só acontecem a partir das três semanas. Para estimular a eliminação do gatinho podemos empapar algodão em água morna e estimular a região anal, aos poucos fará a suas necessidades. Os bebes devem permanecer sempre num ambiente quente, sem mudanças de temperatura. Os gatinhos têm necessidade de estar em contacto com a mãe, pelo que a devemos substituir, fazendo mimos regulares. Se o gatinho não receber mimos e estímulos sociais ficará agressivo, tímido e arisco pelo que não é aconselhável criar um gatinho órfão sozinho…adopte dois gatinhos órfãos!

Comentários

  1. quem afirma estas indicaçõs!!Quando nascem, os gatinhos pesam entre 110 e 120 gramas.

    ResponderEliminar
  2. ola Lúcio. Os conhecimentos que tenho obtive em pesquisas,livros e contacto com criadores e veterinários. Se possuir literatura ou conteúdos interessantes por favor queira ceder-me a bibliografia. obrigada pela dica.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares