Orientações sobre pré-natal, parto e pós-parto da gata.

Quer que os seus gatinhos tenham filhotes?
Veja como os nossos amigos se comportam perante o papel parental.

O tempo de gestação das gatas dura cerca de 59 a 64 dias.

Existem algumas orientações sobre o cruzamento.
As gatas entram no cio de 4 em 4 meses e a sua duração é de cerca de 8 a 14 dias. A ovulação é induzida com a cópula do macho sobre a fêmea.

A escolha dos pais deverá ser feita minuciosamente pelo dono. Dever-se-á analisar se há problemas genéticos, de pele, se são vacinados, desparasitados e se o tamanho é semelhante.

Durante o pré-natal devem ser feitos exames e dadas todas as vacinas pendentes antes do cruzamento. Na gestação é importante evitar situações de risco como sair à rua.

Repouso e boa alimentação é indicado para um bom período de gestação e a avaliação Veterinária deve ser feita com 30 e 55 dias após o cruzamento.

Com a aproximação do parto a respiração do animal fica acelerada, ele torna-se irrequieto e poderá arranhar o chão.
A diminuição do apetite e a construção do ninho são comuns nesse período, além do corrimento vaginal hemorrágico ou mucóide.

No parto normal a gata rasga o saco amniótico (bolsa de água), corta o cordão umbilical, lambe o fluído fetal da boca e cabeça do filhote e, estimula a respiração e circulação lambendo o bebé.

Caso seja necessário realizar o parto patológico é preciso rasgar o saco amniótico, cortar o cordão umbilical, enxugar o fluído fetal da boca e cabeça do filhote e, estimular a respiração e circulação massajando o filhote.

O corte do cordão umbilical deve ser feito com tesoura e fio de algodão esterilizado ou desinfectado em álcool. É importante dar um nó com um dedo de distância da barriga do filhote, mas se ainda estiver preso à mãe, dar-se-á outro nó mais distal e corta-se o cordão entre os nós. Para evitar a infecção é importante usar iodopoviona diluída em agua estéril ou soro fisiológico, duas vezes por dia.

O parto de um filhote para outro filhote é de no máximo cinco horas, e quando já não houver mais filhotes a contracção da gata, também pode durar até 5 horas. Ele pode ou não ingerir as membranas fetais, mas normalmente ela preocupa-se com um filhote de cada vez.

Há animais que rejeitam os filhotes até o nascimento de todos.
Também é comum no período pós parto ocorrer um corrimento de duas semanas que está relacionado com a involução uterina.

No primeiro estágio do trabalho de parto a gatinha fica intranquilo, apreensiva e assustada podendo tremer, arfar e até mesmo vomitar. Nesse período ela recusa alimentar-se e poderá procurar a protecção do dono ou se distanciar dele. Há fracas contracções uterinas.
Já no segundo estágio as contracções são mais fortes, a respiração é rápida e a gata expele um visível fluído pela vulva. No terceiro estágio o animal expulsa as membranas fetais após cada filhote nascer.



- As características fisiológicas dos gatos recém-nascidos são:

- Queda do cordão umbilical entre 2 e 3 dias;

- Abertura das pálpebras de 13 à 15 dias;

- Sono activo até 25 dias, após nascimento;

- Controle de micção e defecação de 15 à 25 dias;

- Mantêm-se em pé após o 12º dia;

- Passa a alimentar-se sozinho entre 25 e 35 dias.

Façam Criação.

Gatos Persa, perfeitos pela Natureza.

Comentários

  1. O Piluças é tão lindo!!!!!
    Estava a ler este post e achei interessante. A minha Bekas acabou de ser mamã... =]
    http://miausdaju.blogspot.com/
    Passe por lá para a ver.
    rons rons

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares